A Escola



O Coimbra Yoga é uma escola dedicada ao ensino tradicional de Ashtanga Yoga de acordo com os ensinamentos de Sri K. Pattabhi Jois e Sharath Jois. A escola situa-se no centro da cidade de Coimbra, na Praça da República, e oferece aulas regulares ao inicio da manhã e ao final da tarde. 
As aulas do Coimbra Yoga são adequadas para praticantes iniciantes e para praticantes mais experientes. São aulas onde alunos de diferentes níveis praticam juntos partilhando da mesma energia de transformação e evolução. 
No Coimbra Yoga procuramos facilitar o processo de crescimento de cada aluno, proporcionando o ambiente acolhedor que cada aluno necessita para se dedicar á prática de Ashtanga Yoga. 

O Método

O método de Ashtanga Yoga caracteriza-se por ser um tipo de Hatha Yoga dinâmico, com foco na respiração. É um sistema de Vinyasa (coordenação da respiração com os movimentos) que se divide em 6 séries, a primeira série, a intermédia e a avançada (ABCD). 
No Coimbra Yoga dedicamo-nos ao ensino da primeira séria Yoga Chikitsa (Yoga terapia) que tem como objectivo iniciar o processo de desintoxicação e purificação do corpo, e da mente. Com a prática regular o praticante vai tonificando o corpo, torna-o mais forte e flexível. O foco na respiração e nos movimentos permite melhorar a coordenação motora, a capacidade respiratória e a concentração, diminuindo os níveis de stress e ansiedade. 
Tradicionalmente a prática de Ashtanga Yoga faz-se 6 dias por semana, com 1 dia de descanso. No Coimbra Yoga oferecemos aulas todos os dias, e recomendamos uma prática regular com mínimo de 3 dias por semana, para que os alunos possam sentir e viver os benefícios que a prática de yoga pode oferecer. 
As aulas Mysore ou auto-prática, são aulas onde os alunos fazem a sua prática pessoal em contexto de grupo e com a ajuda personalizada do professor. Na aulas Mysore, o aluno adquire auto-suficiência, maior concentração e interiorização.
Nas aulas guiadas, o grupo pratica a sequência ao mesmo ritmo, sob orientação do professor. Este faz a contagem em Sanscrito dos Vinyasas. São aulas onde o aluno solidifica a memorização da sequência e ganha ritmo na sua prática.

Os Horários

Os alunos iniciantes deverão marcar sempre por telefone ou email a sua primeira aula. Essa aula deverá ser uma aula estilo Mysore e deverão chegar às 19h00, caso venham praticar na aula da tarde, ou pelas 9h15 caso venham no horário da manhã.

Lua Cheia e Lua Nova
O Coimbra Yoga encerra nos dias de lua cheia e lua nova. Segundo a tradição de Sri K Pattabhi Jois, não se pratica Ashtanga Yoga nos dias de lua cheia e lua nova. 

Proximas Luas:
Lua Nova - 18 de Dezembro





Newsletter

Subscreve aqui a nossa newsletter para ficares a par das nossas novidades.