quarta-feira, 21 de junho de 2017

Todos os dias são dia de yoga.


Feliz dia Internacional do Yoga  Na verdade, todos os dias são dias do yoga. A prática é para a vida, só assim teremos a possibilidade de viver o yoga. Vejo constantemente as pessoas á procura de bem-estar, equilíbrio, paz e harmonia, mas querem-no para ontem. Praticam como se a prática fosse uma pílula mágica, que vai trazer aquilo que buscam de um dia para outro.

Mas a prática não funciona assim, ela constrói-se aos poucos, com disciplina, consistência, determinação e devoção. É um processo que não pode ser acelerado, que tem de ser vivido e nutrido com carinho, presença, paciência e muita dose de aceitação. Na verdade a relação que construímos é a relação connosco próprios. Pois se num primeiro momento a prática é extremamente física, com os asanas e a respiração consciente, com o tempo ela torna-se inevitavelmente mais subtil e interna.

No processo tudo vem, e aos poucos tornamo-nos mais e mais conscientes de quem somos e do que fazemos aqui. A prática ajuda-nos a viver a vida de modo mais profundo e com mais sentido, mas é também a vida que traz sentido para a nossa prática. E esta evolução pessoal, este despertar de consciência vem, isso eu garanto! Mas só vem porque todos os dias são dias de yoga, todos os dias são dias de estender o tapete e praticar. Dedicar tempo a nós, a essa profundidade que existe em nós, na vida e no universo.

A prática é um acto sagrado que vem de há milénios atrás, ela não nos pertence, ela apenas existe e quanto mais cedo reconhecermos quão sagrada é, mais depressa ela faz a sua magia.

"Trust your teacher
Trust the method
Trust yourself"

❤ ❤ ❤

1 comentário:

  1. Que reflexão tão inspiradora e cheia de sabedoria. Obrigada pela partilha, querida Raquel.

    Fico à espera no próximo post de uma reflexão sobre a prática de yoga na maternidade, quando ainda se torna mais fundamental olharmos para dentro ;)

    Lembro-me muitas vezes do Coimbra yoga, trago-vos no coração.

    Tudo de melhor e muitas felicidades*

    ResponderEliminar