quarta-feira, 8 de março de 2017

Celebrando o Feminino

Hoje celebramos o Dia Internacional da Mulher. Que a comemoração deste dia, sirva cada vez mais para trazer à consciência colectiva os atributos do feminino tanto nos homens como nas mulheres. Porque se existiu ou existe a necessidade de celebrar o dia da Mulher, tal deve-se ao facto da energia feminina e os seus atributos terem sido completamente reprimidos e oprimidos por uma sociedade predominantemente masculina. Aquilo que o feminino representa, a intuição, o inconsciente, a sombra, as águas das emoções, o paradoxo, o processo, o yin, a lua, o prazer, foi negado; e as mulheres passaram a ser mães e filhas ou bruxas e doidas.

Durante séculos, certos atributos da energia feminina, foram recalcados para a sombra, e apenas "as virtudes" características do arquétipo da virgem, da esposa e da mãe foram aprovadas.  Ora isto deixou-nos num espectro da existência e experiência do feminino muito reduzido e sem qualquer salero. E os homens, e a sociedade, ao reprimirem a mulher, reprimiram o feminino em si também.

Temos vivido numa sociedade masculina, onde predominam as energias da mente, das metas e objectivos, das hierarquias. Uma sociedade yang, virada para fora, sem qualquer consciência do Ser e da sua inacreditável complexidade. Uma sociedade em desequilíbrio, pois o outro polo foi recambiado para a sombra, para o inconsciente colectivo e para as minorias.

Estamos numa época vital para trazer o feminino ao consciente. A Era de Aquário pede-nos isso mesmo, unir os polos, expressar-mos e vivermos a nossa qualidade de Seres inteiros que somos, expressando o feminino e o masculino em nós, cada um à sua maneira, sem estereótipos, condicionamentos ou programações. 

Por isso, o meu desejo para este dia, é que as mulheres e os homens aprendam a reconhecer e a expressar o feminino em si. As suas emoções, as suas luas, os seus paradoxos e ambivalências, que vivam mais o corpo e se abram ao prazer de viver. Que aprendam a viver e a exprimir todas as cores do arco-íris, não apenas aquelas que encaixam nas expectativas, seja ver a mulher reduzida ao papel de dona de casa, ou à empresária bem sucedida e que está ao nível dos homens, pois o Ser Humano é muito mais do que isso, é um Ser inteiro com várias cores e formas. 

Que vejamos que dentro de nós habitam inúmeras personagens e que quanto mais conscientes delas formos, mais rica será a nossa existência neste planeta. E não é para isso que aqui estamos? Para vivermos a nossa unicidade? Não é disto que se trata o Yoga? União entre sol e lua, masculino e feminino, yang e yin, mente e corpo. 

Shiva and Shakti are One ❤


Sem comentários:

Enviar um comentário