sábado, 10 de dezembro de 2016

Solstício de Inverno


Com a chegada do inverno a natureza convidados a reflectir sobre os ciclo de vida - morte - renascimento. Desde o Outono a natureza tem vindo a ensinar-nos os mistérios do envelhecimento que conduzem à morte, é o deixar deixar ir. É o encontro com a morte e com a sombra. Quando nos permitimos largar o que já não nos serve, o que está velho, despimo-nos do que não nos pertence e permitimo-nos expor mais um pouco da nossa essência.

No dia 21 de Dezembro celebramos mais um Solstício de Inverno, a festividade a que os antigos celtas chamavam de Yule, um lindo festival que esteve na origem do Natal cristão.
 

Nesta época, despidos de falsos selfs, conectados com o nosso lado sombra e com a nossa vulnerabilidade, virados para o mundo interno, reflectimos sobre os mistérios da fé, aquecemo-nos no calor da chama que habita nos nossos corações. Abrimo-nos à compaixão, conectamo-nos verdadeiramente uns com os outros, pois sabemos que todos somos Um, que todos na essência somos iguais, que partilhamos os mesmos medos, os mesmos receios, as mesmas inseguranças, as mesmas esperanças, e que apenas o expressamos de modo diferente. E o reconhecimento dessa verdade une-nos e aquece as nossas almas.

As árvores estão despidas, as folhas secas nas ruas e nos passeios espelham as cores do envelhecimento e da morte da natureza. Com a chegada do menor dia do ano, vem o reconhecimento de que a primavera virá a seguir, o renascimento do Sol, e assim a natureza mostra-nos a sua essência cíclica, que nada mais é do que o reflexo de nós mesmos.


Vamos resgatar os rituais, vamos resgatar as celebrações, vamos trazer à consciência a influência que a natureza tem em nós, vamos ouvir o que ela tem para nos ensinar. Vamos celebrar a vida, vamos celebrar-nos uns aos outros. Vamos reconhecer que somos luz e sombra e aceitarmo-nos tal e qual como somos, sem pretensões ou máscaras, sem necessidade de agradar, apenas expressar a nossa voz, deixar que os ventos do Inverno nos guiem à pureza que existe no nosso coração.

Convido-vos a reflectirem sobre os ensinamentos do Inverno e a conectarem-se com a energia da estação.

<<>> Encontra um local especial no teu lar e faz um altar com aquilo que fizer sentido para ti. Podes colocar imagens, velas, incenso, cristais, tudo é possível. Lembra-te que esse é o coração da tua casa.
<<>> Diariamente senta-se ao pé do teu altar, cria um ritual de conexão contigo próprio, medita, escreve, pratica yoga, dança, canta, etc. Sê flexível e explora o que faz sentido para ti.
<<>> Reflecte e medita sobre como lidas com a morte.
<<>> Reflecte sobre as tuas crenças sobre a morte e sobre o que existe depois da morte.
<<>> Passeia e contempla a natureza, conecta com as suas cores, cheiros e sons.
<<>> Pratica a fé. Reflecte e medita sobre o seu papel na tua vida, quais são as tuas esperanças e de que maneira elas influenciam a tua vida.

No dia 21 de Dezembro vamos celebrar o Solstício de Inverno num lindo evento preparado para nos conectar-mos com a energia da estação. Mais info aqui https://www.facebook.com/events/1871166719779314/

Sem comentários:

Enviar um comentário